OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

MEDITAÇÃO E CIÊNCIA (2ª PARTE)

"(...) A palavra meditação é usada para diferentes coisas. Quando vemos alguém assumindo uma postura física característica poderíamos chamar a isso meditação. Entretanto, seria mais correto chamar de prática meditativa. A experiência mental resultante da percepção aumentada também é frequentemente chamada de meditação, mas seria melhor chamá-la de estado meditativo. Para o processo subsequente de autoinvestigação utilizaríamos o termo mente meditativa. A simples palavra meditação é frequentemente usada para implicar parte desses significados ou todos eles, de acordo com o contexto.

Para acalmar temores a respeito da meditação, é bom informar as pessoas de que a meditação é agora amplamente aceita mesmo entre os clérigos tradicionais, e está sendo crescentemente estudada de modo científico. É também útil informar a pessoa que está iniciando a prática meditativa sobre o que a meditação não é. Meditação não é perder o controle sobre a mente. Não existe perda de controle; na verdade, ficamos mais perceptivos de nós mesmos e, portanto, mais no comando. O estado não-meditativo diário é aquele sobre o qual, na maioria das vezes, não temos o controle. A meditação também nada tem a ver com devaneio. Não é uma perda de tempo. Porém, também não é uma panaceia que oferece iluminação instantânea. É uma ferramenta a ser usada.

Com a meditação ficamos mais relaxados e revigorados. É uma oportunidade que não pode ser perdida nesse mundo febril. Mentalmente ficamos mais alertas e mais perceptivos, porém ao mesmo tempo mais calmos. Funcionalmente tornam-nos grandemente capazes, contudo permanecemos isentos; por esse motivo é pouco provável que reajamos de maneira inapropriada às nossas emoções ou a outros estímulos. (...)"

(Alek Kwitko - Meditação e Ciência - Revista Sophia, Ano 7, nº 27 - Ed. Teosófica, Brasília - p. 07)


quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

A VONTADE E O DESEJO

"A vontade é uma posse exclusiva do ser humano neste nosso plano de existência. Ela o distingue do animal, no qual só o desejo instintivo está desperto.

O Desejo, no seu sentido mais amplo, é a força criativa única do Universo. Neste sentido, não há diferença entre ele e a Vontade; mas nós, seres humanos, nunca conhecemos esta forma de Desejo enquanto somos apenas humanos. Portanto, a Vontade e o Desejo são considerados aqui como conceitos opostos.

 Assim, a Vontade é fruto do que é Divino, do Deus no ser humano; o Desejo é a força que movimenta a vida animal.

A maior parte dos humanos vive no desejo e através do desejo, confundindo-o com a vontade. Mas aquele que quiser vencer deve separar a vontade do desejo, e fazer com que sua vontade predomine; porque o desejo é instável e muda o tempo todo, enquanto a vontade é firme e constante.

Tanto a vontade como o desejo são absolutamente criadores, e formam o ser humano e também o ambiente ao seu redor. Mas a vontade cria de modo inteligente, e o desejo cria de modo cego e inconsciente. O homem, portanto, faz a si mesmo à imagem dos seus desejos, a menos que ele crie a si mesmo segundo o modelo do que é Divino, através da sua vontade, que é um produto da luz.

A tarefa do ser humano é dupla: despertar a vontade, para fortalecê-la pelo uso e pela vitória, torná-la capaz de governar com poder absoluto em seu corpo; e, ao mesmo tempo, purificar o desejo.

O conhecimento e a vontade são os instrumentos para obter esta purificação."

(Helena P. Blavatsky - Texto publicado pela primeira vez em outubro de 1887. Traduzido de “Collected Writings”, H. P. Blavatsky, T.P.H., Adyar, India, volume X - p. 109
http://www.ts-adyar.org/content/theosophical-publishing-house


MEDITAÇÃO E CIÊNCIA (1ª PARTE)

"Qual a importância da meditação na vida diária? Qual a importância de levarmos esses benefícios para outras pessoas, no atormentado e acelerado mundo de hoje? Qual é o benefício último da meditação?

Em A Chave para a Teosofia (Ed. Teosófica) Helena Blavatsky compara a meditação a uma ‘oração silenciosa e inarticulada’. Mas ela diz que, diferentemente da oração comum – para pedir alguma coisa -, a meditação se parece mais com a perspectiva de Platão: convidar Deus, o supremo bem universal, ‘do qual somos parte na Terra’, a se manifestar. Para Blavatsky, é por meio da meditação que o espírito supremo se manifesta. Certamente este é o benefício último, e se é a isso que aspiramos, então a meditação é um pré-requisito. (...)

Qual é o papel da meditação no caótico mundo moderno? Você já notou como a frustração do século XXI está chegando até nós? Estamos mais estressados que nunca. Trabalhamos durante muitas horas, deixando pouco tempo para nós mesmos e nossas famílias. Juntamente com essa pressão existe o crescente fardo do débito, colocando-nos sob tensão crônica: a pressão dos grupos, as normas sociais que devemos enfrentar; a raiva no trânsito; a raiva no supermercado, a raiva ao telefone...

Não é de se admirar que tenhamos chegado ao limite. O estresse e o medo estão causando mal-estar, que inevitavelmente irá levar a doenças. Já existe uma crescente epidemia mundial de ansiedade, depressão e desordens mentais relacionadas a isso. As autoridades médicas estimam que essas doenças mentais irão tornar-se a principal questão de saúde do século XXI, ultrapassando todas as outras. (...)"

(Alek Kwitko - Meditação e Ciência - Revista Sophia, Ano 7, nº 27 - Ed. Teosófica, Brasília - p. 06)


quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

A MOTIVAÇÃO INTERNA DA AÇÃO

"Quando você clama com absoluta sinceridade, infalivelmente a resposta vem. Descarte todos os desejos inferiores, e clame a partir do coração angustiado. Não ore apenas com os lábios, como faz agora, sentado em seu quarto de puja (adoração), que em realidade não passa de um recanto da cozinha. Você adora o Senhor, mas sua atenção está na comida do forno, com o nariz farejando gulosamente os quitutes. Seus pensamentos para Deus acham-se viciados por apego aos objetos sensoriais (vishaya vasana). Existe um grande abismo entre o que você diz e aquilo que faz; entre o que você é capaz de fazer e aquilo que efetivamente realiza. Você escutou que Uttarakumara era um covarde de fato, embora pudesse vencer, num instante, as forças inimigas. Ele poderia dissertar horas e horas sobre a teoria das batalhas, mas, das batalhas, como prática, nada sabia. A motivação interna que instiga à ação é o que o Senhor pesa."

(Sathya Sai Baba – Sadhana O Caminho Interior – Ed. Nova Era, Rio de Janeiro, 1989, p. 154)


O AGORA (PARTE FINAL)

"(...) A maior parte das pessoas confunde o Agora com o que acontece no Agora. Mas não é isso. O Agora é mais profundo do que o que ocorre nele. É o espaço no qual tudo acontece. Portanto, não confunda o conteúdo do momento presente com o Agora. O Agora é mais profundo do que qualquer conteúdo que exista nele.

Quando entra no Agora, você sai do conteúdo da sua mente. A incessante corrente do pensamento se desacelera. Os pensamentos não consomem mais toda a sua atenção. Há intervalos entre eles - espaços de silêncio e calma. Você começa a perceber que o seu ser é maior e mais profundo do que seus pensamentos.

Os pensamentos, as emoções, as percepções sensoriais e tudo o que você sente formam o conteúdo da sua vida. Você acredita que sua identidade vem do que você chama de 'minha vida' e confunde 'minha vida' com o conteúdo dela.

Você sempre ignora o fato mais óbvio: o seu sentido mais profundo de ser não tem nada a ver com o que acontece na sua vida, nada a ver com o conteúdo de sua vida. O sentido de ser, de Eu Sou, está intimamente ligado ao Agora. Ele sempre permanece o mesmo. Na infância e na velhice, na saúde ou na doença, no sucesso ou no fracasso, o Eu Sou - o espaço do Agora - permanece imutável no nível mais profundo. Mas, como ele costuma se confundir com o que acontece em sua vida, você sente o Eu Sou ou o Agora muito tênue e indiretamente, através do conteúdo de sua vida. Em outras palavras: sua noção de ser fica obscurecida pelas circunstâncias, por sua corrente de pensamento e pelos inúmeros fatos que ocorrem no mundo à sua volta. O Agora fica encoberto pelo tempo.

E assim você esquece seu enraizamento no Ser, sua natureza divina, e se perde no mundo. A confusão, a raiva, a depressão, a violência e os conflitos surgem quando os seres humanos esquecem quem eles são. No entanto, é tão simples lembrar a verdade e dessa forma voltar às suas origens.

Eu não sou os meus pensamentos, não sou minhas emoções, minhas percepções sensoriais e minhas experiências. Não sou o conteúdo da minha vida. Sou o espaço no qual todas as coisas acontecem, Eu sou a consciência. Sou o Agora. Eu Sou."

(Eckhart Toole - O Poder do Silêncio - Ed. Sextante, Rio de Janeiro, 2010 - p. 34/36)