OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


domingo, 7 de dezembro de 2014

AS TRÊS SALAS (PARTE FINAL)

"(...) Os sábios não dão ouvidos às vozes musicais da ilusão.

Procura aquele que te dará o nascimento na Sala da Sabedoria, a sala que está além, onde se desconhecem todas as sombras e onde a luz da verdade brilha com uma glória permanente.

Aquilo que é incriado habita em ti Discípulo[1], assim como reside na Sala. Se queres alcançá-lo e combinar os dois, tens de despir-te das tuas escuras vestes de ilusão. Abafa a voz da carne, não permitas que nenhuma imagem dos sentidos se entreponha entre a Luz do incriado e a tua, e assim as duas poderão fundir-se em uma. E, tendo aprendido a tua própria ajnᾱna[2], abandona a Sala da Instrução. Essa sala é perigosa por sua traiçoeira beleza, e necessária apenas para a tua provação. Acautela-te Lanoo, não vá tua Alma, deslumbrada pelo brilho ilusório, demorar-se e enredar-se na sua luz enganadora.

Esta luz brilha na joia do grande enganador (Mᾱra)[3]. Enfeitiça os sentidos, cega a mente e deixa o descuidado qual um náufrago abandonado. (...)

Se, através da Sala da Sabedoria, queres chegar ao Vale da Bem-aventurança, Discípulo, fecha os teus sentidos à grande e cruel heresia da separatividade que te afasta dos demais."

1 O Iniciador que conduz o discípulo pelos conhecimentos que lhe ministra, ao seu segundo nascimento, ou nascimento espiritual, chama-se Pai, Guru ou Mestre.
2 Ajnᾱna é a ignorância ou não sabedoria, o contrário de conhecimento, Jnᾱna.
3 Mᾱra é, nas religiões exotéricas, um demônio, um Asura, mas na filosofia esotérica é a personificação da tentação pelos vícios humanos; traduzido literalmente, quer dizer ‘aquilo que mata a alma’. (...)

(H. P. Blavatsky - A Voz do Silêncio - Ed. Teosófica, Brasília - p. 97/105)


3 comentários:

  1. Estou iniciando-me no mundo da filosofia, sou estudante universitário e gostaria de aprender cava dez mais. O conhecimento é negado a maioria das pessoas, o engano, a falsa informação está por todos os lados; enganado, induzindo ao erro. Esta concepção tem muito do "Mito da caverna de Platão." Espero que minha contínua busca pelo saber leve-me a conhecer-me melhor e, assim poder crescer como ser humano, espírito tornando-me um ser melhor. Que esse desejo torne-se realidade. Se alguém estiver disposto a ensinar um iniciante, poderemos conversar. Abraços, paz e Luz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta por todos os lados "enganando" Desculpem-me o lapso...

      Excluir
  2. Boa noite Hilário. Estive afastado por um tempo, mas agora retornando para acompanhar as publicações. Essa busca é importante para a nossa evolução como seres humanos. Embora possamos ser auxiliados, o caminho de interiorização é individual. As leituras são importantes, mas, entretanto, a reflexão a respeito dos textos são mais importantes ainda, pois permite a possibilidade de incorporar nas nossas ações cotidianos os ensinamentos dos sábios e mestres. O blog contém publicações a respeito dos mais variados temas para o crescimento individual, fique a vontade e estou a sua disposição. Que os seus anseios se tornem realidade. Paz e Luz na sua caminhada.

    ResponderExcluir