OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


sexta-feira, 7 de novembro de 2014

APRENDER A COMPORTAR-SE

"Gurudeva Paramahansa Yogananda nos dizia que seu guru, Swami Sri Yukteswar, constumava dar este conselho: "Aprenda a comportar-se'. Quando Gurudeva disse-me isso a primeira vez, pensei: 'Oh, é simples. Tudo o que tenho a fazer é ser educada e amável todos os dias - não é nada demais.' Eu tinha muito a aprender! Há muita coisa em relação a isso - aprender a comportar-se é tudo. A atitude mental é tudo.

Nenhum devoto jamais foi muito longe no caminho para Deus até que começasse a praticar a introspecção e a arrancar, gradualmente, todas as tendèncias más ou negativas que o mantinham cônscio de si mesmo como ego, como corpo. 'Isto é meu!' 'Fui ofendido!' 'Eu' isto e 'eu' aquilo -  pensar dessa maneira é um grande erro. Entretanto, quanto mais se medita, mais se percebe que este 'eu' não é quem faz. Deus é o único Autor. O devoto deve orar: 'Senhor, faz de mim um instrumento mais disposto. Guia este instrumento com Tua sabedoria, para que ele possa cumprir os deveres que Tu lhe designaste; para que possa servir como Tu queiras.'

Não é suficiente nos abstermos das más ações. Não é suficiente aprendermos a controlar nossas irritações a fim de que, em momentos de tensão, não digamos alguma indelicadeza. Não basta meramente calar a língua enquanto retemos o mal e a ira na mente. Precisamos superar por dentro. Se vale a pena resistir à má conduta na ação, também vale a pena resistir a ela em pensamento. Abstenha-se tanto em pensamento quanto em ação."

(Sri Daya Mata - Só o Amor - Self-Realization Fellowship - p. 226/227)

Nenhum comentário:

Postar um comentário