OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


terça-feira, 3 de junho de 2014

O OBJETIVO DO IOGA

"Ioga é ao mesmo tempo religião, ciência e arte, já que tem a ver com ser (sat) e saber (jnana). O objetivo do ioga, no entanto, está além desses três, e também além de qualquer dos opostos que possa implicar. (...)

Alcançar o objetivo do Ioga requer a transformação do ser humano da forma natural e atual para uma forma perfeita e real. (...) Geralmente, a pessoa é escrava das forças mecânicas da Natureza e todas suas ações são determinadas pela lei do Karma, a lei da ação e reação. No entanto, por meio do Ioga, a pessoa pode tornar-se samkrita (literalmente, bem informada, culta, refinada), não mais estando à mercê das forças e inclinações naturais.

O procedimento do Ioga corresponde o significado básico da palavra educação: ajuda a extrair o que na verdade já está em nós, mas que não era percebível sob a forma inculta. O desenvolvimento progressivo da pessoa verdadeira (purusha) no aspirante assemelha-se à libertação de uma figura extraída da pedra informe. Empreender uma tarefa como o Ioga envolve a pessoa como um todo, resultando numa remodelagem da mente, do corpo e das emoções – Em suma, num novo nascimento. Deferentemente da escultura, a modelagem envolvida no Ioga é essencialmente de dentro para fora, pois o iogue é o artista, a pedra e as ferramentas. Mas a pessoa não cria o estado de liberdade; se está devidamente preparada e não insiste em possuir e controlar tudo, ela pode permitir que venha à superfície, e o possua, aquilo que está profundamente no interior."

(Ravi Ravindra - O objetivo do Ioga - Revista Theosophia - Pub. da Sociedade Teosófica no Brasil, ano 100, Outubro/Novembro/Dezembro - p. 13)

Nenhum comentário:

Postar um comentário