OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


quarta-feira, 11 de junho de 2014

NÃO TER MEDO SIGNIFICA TER FÉ EM DEUS (1ª PARTE)

"O destemor é a rocha inexpugnável sobre a qual a casa da vida espiritual precisa ser erigida. Não ter medo significa ter fé em Deus: fé em Sua proteção, em Sua justiça, em Sua sabedoria, em Sua misericórdia, em Seu amor, em Sua onipresença. (....) O medo usurpa do ser humano a invencibilidade de sua alma. Rompendo o funcionamento harmonioso da Natureza, que emana da fonte de divino poder interior, o medo causa pertubações físicas, mentais e espirituais. O pavor extremo pode até parar o coração e ocasionar morte súbita. Ansiedades de longa duração originam complexos psicológicos e nervosismo crônico.

O medo mantém a mente e o coração (sentimento) presos ao homem exterior, levando a consciência a se identificar com o nervosismo mental ou físico e, assim, conservando a alma concentrada no ego, no corpo e nos objetos que causam medo. O devoto deve rejeitar todas as apreensões, dando-se conta de que são obstáculos a impedir a sua concentração na paz imperturbável da alma. (...)

A morte talvez seja o supremo desafio da fé para o ser humano mortal. Temer essa inevitabilidade é uma tolice. A morte só ocorre uma vez na vida e, depois que chega, a experiência termina, sem ter afetado a nossa verdadeira identidade ou diminuído, de algum modo, o nosso eu real. (...)"

(Paramahansa Yogananda - Viva sem Medo - Self-Realization Fellowship - p. 60/61)

Nenhum comentário:

Postar um comentário