OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


domingo, 1 de junho de 2014

DEUS É O TESOURO QUE O HOMEM PERDEU

"Muitas influências alimentam seus desejos. Quando vê um novo modelo de carro, você o quer. Quando vê um novo tipo de casa, você a deseja. Um novo estilo de roupa aparece e, imediatamente, você quer seguir a moda. De onde vêm esses desejos? Eu costumava sentar-me durante horas, ponderando sobre isso. Pode você classificar todos os seus desejos? Eu selecionei os meus, conservando apenas os bons e quando obtive o contato com Deus, descobri que todos os bons desejos foram satisfeitos de uma só vez. Hoje você deseja isso e amanhã suspira por aquilo. Sua mente, originária de Deus onipotente, não se satisfaz com as ofertas do mundo; ela nunca se satisfará, porque você perdeu o tesouro mais rico de sua alma, o único que pode satisfazer todos os seus desejos - Deus.

É verdade que existem alguns desejos bons e necessários, e você deve esforçar-se por satisfazê-los. Porém, enquanto luta pelos pequenos desejos, jamais se esqueça de satisfazer primeiro o supremo desejo - por Deus. A crença na necessidade de realizar, prioritariamente, desejos e deveres menores é a maior ilusão do homem. Lembro-me bem que, durante o treinamento como jovem discípulo de meu guru, Swami Sri Yukteswarji, todos os dias eu prometia a mim mesmo: 'Amanhã meditarei mais.' Um ano inteiro se passou, antes que eu compreendesse que continuava adiando o propósito. Imediatamente, decidi que minha primeira atividade pela manhã, seria a higiene diária, seguida por uma longa meditação. Mesmo assim, mal eu me espreguiçava, tornava-me presa dos afazeres e atividades diárias. Foi então que resolvi meditar antes de tudo. Assim, aprendi uma grande lição: em primeiro lugar, vem o meu dever para com Deus e, em seguida, cuido de todos os deveres menores. Por que não? Deus diz: 'Por que Eu lhe abriria as portas da eternidade, se você coloca outros deveres antes de Mim?' Se não se eleva às alturas do espírito, que valor tem você? Nada tem para oferecer a Deus ou aos homens.

Portanto, busque-O em primeiro lugar. Dar maior importância às obrigações terrenas é um raciocínio falso, pois a qualquer momento o anjo Gabriel poderá chamá-lo - a qualquer instante, você poderá ser tirado daqui. Por que então dar tanta importência à vida? Sua vida é muito peculiar. Você pensa que está muito seguro. De repente, um ente querido morre ou você perde a saúde e toda a segurança desaparece. Como amei minha mãe e como pensei que sempre estaria comigo, e - subitamente - descobri que ela se fora! Não tenha medo da morte, mas esteja preparado para ela.

A vida não é o que aparenta ser. Não confie nela, pois é ardilosa e cheia de decepções. A perfeição não se destina a ser encontrada aqui. Não estou dando uma idéia falsa da vida. Aqui não é o reino de Deus; é o laboratório de Deus, onde Ele testa almas para ver se elas superam os desejos maus com os bons, e fazem Dele o supremo desejo, de modo que possam voltar para Seu reino."

(Paramahansa Yogananda - A Eterna Busca do Homem - Self-Realization Fellowship - p. 125/126)
http://www.omnisciencia.com.br/livros-yogananda/eterna-busca-do-homem.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário