OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


segunda-feira, 5 de maio de 2014

AS LEIS CÁRMICAS

"É uma doutrina muito antiga, conhecida de todas as religiões e filosofias e, desde o renascimento do estudo científico no Ocidente, tem-se tornado um dos postulados fundamentais do conhecimento coordenado moderno. Se alguém joga uma pedrinha numa poça, ela causa ondas na água; essas ondas se espalham e finalmente batem nas margens que rodeiam a poça; e, diz a ciência moderna, as ondas são traduzidas em vibrações, que são levadas para fora para o infinito. Mas, a cada passo desse processo natural, há uma reação correspondente a cada uma e a todas as miríades de partículas atômicas afetadas pela energia que se espalha.

O Carma não tem, de modo algum, o sentido da palavra ‘Fatalismo”, por um lado, nem do que é popularmente conhecido como ‘Acaso', por outro. É essencialmente uma doutrina de Livre-Arbítrio, pois naturalmente a entidade que inicia o movimento ou ação – espiritual, mental, psicológico, físico ou qualquer outro – é responsável, daí em diante, em forma de consequências e efeitos que daí resultam, e mais cedo ou mais tarde alcançam o agente.

Já que tudo está entrelaçado, interligado e integrado a tudo mais, e nada e ninguém pode viver sozinho, outras entidades são necessariamente afetadas, em maior ou menor grau, pelas causas de movimentos iniciados por qualquer entidade individual; porém tais efeitos ou consequências em entidades outras que não o agente são apenas indiretamente uma força moralmente coerciva, no sentido verdadeiro da palavra ‘moral’.

A doutrina é extremamente consoladora para as mentes humanas, pois o homem pode traçar seu próprio destino, e na verdade tem que fazer isso. Ele pode formá-lo ou deformá-lo, à vontade; e, agindo com as próprias energias poderosas e ocultas da Natureza, ele se coloca em uníssono ou harmonia, e portanto se torna um cooperador da Natureza, como são os deuses."

(Dr. Douglas Backer - Leis Cármicas – Ed. Record, Rio de Janeiro, 1982 - p. 14/15)


Nenhum comentário:

Postar um comentário