OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


terça-feira, 29 de abril de 2014

O QUE PODEMOS FAZER? (PARTE FINAL)

"(...) Platão disse certa vez que ‘os pensamentos governam o mundo’. Se pensarmos profundamente a respeito disso, essa afirmação parece quase autoevidente. Tudo a nossa volta – do nosso sistema de governo e de nossas instituições sociais até as paredes à nossa volta e a cadeira na qual estamos sentados – começaram com pensamentos. Se isso for verdadeiro, então, o mundo a nossa volta é o reflexo do mundo no interior da mente coletiva da humanidade. Se vivemos num mundo confuso e desordenado é porque os pensamentos da humanidade como um todo são confusos e desordenados. Se a humanidade parece estar sendo levada para o caos é porque falta aos indivíduos propósito e objetivo em suas vidas pessoais.

Inerente a essa noção de que ‘os pensamentos governam o mundo’ está o potencial para a mudança numa escala mundial. Todos nós sabemos ser possível mudar nossas mentes. Fazemos isso todo dia. Se aceitarmos as consequências lógicas da afirmação de Platão, então teremos de concluir que a mudança social começa nas mentes de homens como você e eu. Se não gostamos do mundo a nossa volta, podemos mudá-lo alterando aqueles padrões de pensamento que o trouxeram à existência. Podemos pensar de maneira diferente e agir de maneira diferente. Podemos pensar a respeito da criação em vez da destruição; da beleza em vez da feiura; da ordem em vez do caos. Nada nos consegue parar senão hábitos que construímos para nós mesmos pela repetição de velhos equívocos. (...)

Acordemos e lembremos quem somos, esforçando-nos para tornar a nossa natureza humana um sacrário digno da Presença residente, e o mundo a nossa volta um local de beleza e ordem – um cosmos em vez de um caos. Podemos começar perguntando a nós mesmos: ‘Que tipos de pensamentos estão governando o meu mundo?’ Se não gostarmos da resposta a essa pergunta, então podemos começar aqui e agora a transformar os nossos padrões de pensamento e ação. Podemos perguntar-nos o que podemos fazer em nosso ambiente imediato para criar beleza e inspirar e elevar os outros. Tendo recebido uma resposta do interior – e receberemos uma resposta se perguntarmos com o espírito apropriado – podemos começar a agir sobre nossa inspiração. Identificando-nos com causas e movimentos que buscam elevar a humanidade, podemos juntar nosso apoio ao trabalho que estão fazendo, e falar-lhes a respeito do poder criativo do pensamento construtivo. Isso são boas novas, na verdade, um evangelho que vale a pena ser pregado.

Mudando a nós mesmos, podemos mudar o mundo. Isso não é um clichê batido, mas uma afirmação da lei cósmica tão crucial para o futuro da humanidade que é impossível superenfatizar sua importância, como escreveu H. P. Blavatsky, na Convenção Americana de 1891, ‘Em vossas mãos, Irmãos, é colocada a esperança e o bem-estar do século vindouro.’"

(W. D. Mcdavid - Revista Theosophia – Pub. da Sociedade Teosófica no Brasil - Anos 103, Jan/Fev/Março de 2014 - p. 38/39)

Nenhum comentário:

Postar um comentário