OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


segunda-feira, 28 de abril de 2014

O QUE PODEMOS FAZER? (1ª PARTE)

"Nestes dias de dificuldades econômicas e de tensões internacionais, é fácil tornar-se pessimista a respeito do futuro de nosso mundo. Os filmes contemporâneos e os programas de televisão, ao descreverem o colapso econômico ou o holocausto nuclear, refletem a crescente incerteza e apreensão com as quais muitas pessoas veem os anos vindouros. O que torna essas visões das coisas futuras tão assustadoras é que, em nossa época, elas não mais parecem cenários impossíveis e sim coisas que poderiam muito bem ocorrer se algumas das tendências seguissem seu andamento lógico.

Então, o que devemos fazer? Iremos como faz o avestruz, ignorar os sinais dos tempos, continuando ‘com os negócios como de costume’, esperando que todas essas condições ameaçadoras desapareçam se as ignorarmos? Começaremos, em vez disso, a imediatamente construir um abrigo antibombas, ou a estocar alimento e armas para nos defendermos de nossos vizinhos gananciosos?

Pessoalmente, nada faz acreditar que qualquer dessas coisas seja um desdobramento satisfatório. Ambas são maneiras de evitar a responsabilidade e de recusar a enfrentar o fato de que nós mesmos é que somos a fonte da maioria dos nossos problemas. Recusamo-nos a agir como adultos com plena responsabilidade por nossas ações. Agimos impulsiva e estouvadamente, sem preocupação com as consequências futuras. Como resultado, criamos um mundo que, em muitos aspectos, não é apropriado par se viver. Não é culpa de ninguém senão de nós mesmos, e a nós compete reparar a situação. Cada um de nós contribuiu para o problema e cada um de nós tem a responsabilidade para consigo mesmo e para com os outros de ajudar na solução. (...)"

(W. D. Mcdavid - Revista Theosophia – Pub. da Sociedade Teosófica no Brasil - Anos 103, Jan/Fev/Março de 2014 - p. 38)

Nenhum comentário:

Postar um comentário