OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

MUDANÇAS NECESSÁRIAS

"Em nossas vidas pessoais, bem como na comunidade que nos circunda, encontramos problemas contínuos. Há países nos quais há pouca ordem, pessoas lançam lixo em toda a parte. Isso é naturalmente um problema subsidiário, porque você pode remover o lixo e, no próximo dia, eles lançarão mais. É óbvio que o problema mais básico encontra-se na mentalidade. Se as pessoas compreendessem que aquilo que estão fazendo é tão desagradável para elas próprias como também para todos os demais, se vissem que se todos se comportassem exatamente como elas fazem, nada melhoraria; em outras palavras, se sua atitude mudasse, a situação exterior mudaria. Assim, chegamos a algo um pouco mais fundamental do que meramente remover o lixo. Se você for além, verificará que essa atitude é essencialmente autocentrada, e que este entendimento egocêntrico pode expressar-se em muitas outras formas além do descuido com o lixo. Se você tratar desse egocentrismo, não apenas esse problema, mas muitos outros serão também resolvidos.

Então, a causa fundamental, a fonte dos problemas, terá de ser identificada e solucionada. Somente isso traz uma mudança fundamental, com relação e forma de vida totalmente diferentes. (...)

Quando a condição interna mudar do egocentrismo para a compreensão da unidade, o mundo mudará."

(Radha Burnier - Regeneração Humana - Ed. Teosófica, Brasília, 1992 - p. 23/24)


Nenhum comentário:

Postar um comentário