OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


sábado, 9 de novembro de 2013

O EQUILÍBRIO NO CAMINHO ESPIRITUAL (2ª PARTE)

"(...) Se praticarmos um ensinamento à luz da nossa ansiedade particular, toda a prática será errada. Portanto, quando lemos o que um sábio escreve sobre disciplina, devemos primeiro tentar entender o que ele quer dizer com ‘disciplina’, antes de interpretar essa palavra como mais um martírio em nossa vida.

A batalha de Kurukshetra, descrita no Baghavad Gita como uma luta entre o bem e o mal, das forças espirituais contra as forças materiais, não é uma luta sangrenta entre os opostos agitação-torpor, mas sim a luta do equilíbrio contra a tensão entre os opostos. Aquilo que conhecemos como ‘a batalha da vida’ é a luta entre os opostos. (...)

Essa tensão entre os opostos se manifesta em várias áreas de nossa vida, gerando cansaço, estresse e sofrimento. É muito importante lembrar que a busca por uma vida melhor não funciona com esse tipo de ‘esforço’. Nós nos sentimos superiores aos cristãos medievais que se chicoteavam como penitência para serem mais santos. Mas há entre nós pessoas que se sentem como mártires por trabalhar demais, até o ponto de desenvolverem úlceras. (...)"

(Cristiane Szynwelski - O Caminho do Equilíbrio Perfeito - Revista Sophia, Ano 3, nº 10 - p. 30/32)


Nenhum comentário:

Postar um comentário