OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


sexta-feira, 15 de novembro de 2013

CONHEÇA-SE

"Há a história de um rei, do ministro e do servo, que, a bordo de um barco, enfrentavam uma tempestade no lago. O servo entrara em pânico ao ver as águas em torno. Sua aflição punha em risco o próprio barco. Assim, o ministro, segurando-o, empurrou-o para a água, mergulhando-o algumas vezes, a despeito de seus berros, e então quando ele chorava 'o barco, o barco', era trazido de volta. Uma vez no barco, aprendeu que fora salvo das águas, às quais temera. Também, estamos em Deus, e, ainda assim, amedrontados com as águas de samsara¹². Só quando padecemos as provações de samsara é que a segurança e a fé em Deus podem ser percebidas.

O olho, que tem apenas pouco mais de dois centímetros de comprimento, pode ver as estrelas, que se encontram a milhões de quilômetros de distância. Mas, é mesmo o olho que vê? Por si mesmo, pode ver? Não. Você deve aprender como conhecer os outros e mais ainda como conhecer a si mesmo. Você tem curiosidade sobre os outros. Mesmo uma pessoa que venhamos a conhecer casualmente num vagão de estrada de ferro indaga sobre casos de família, propriedade e linhagem, embora ela não conheça sua própria linhagem e propriedade, sua herança e status. Você é um manuja, isto é, nascido de Manu¹³. Manu é aquele que instituiu o código moral, que é propriedade sua. Você tem o Senhor domiciliado em seu coração, e, assim, é essencialmente divino. Toda esta riqueza você nega, e, com isso, se torna pobre e frágil. Para mirar seus próprios olhos, um espelho lhe é necessário. Para contemplar sua inata magnitude, você precisa de um Guru."

¹² Samsara - é o universo instável, onde reinam o surgir e o sumir, o nascer e o morrer. É o nome que se atribui à roda sempre girante das reencarnações impostas.
¹³ Manu - é o nome com que são designados os catorze progenitores mitológicos da humanidade e são também seus legisladores, isto é, eles instituíram o dharma (a lei a reger os homens, a retidão). O primeiro Manu, chamado Swayam-bhuva, ensinou o código de eterna validade - o Dharma Sastra ou Manu-samhita ou ainda As Leis do Manu. Isto aconteceu há trinta milhões de anos. 

(Sathya Sai Baba - Sadhana O Caminho Interior - Ed. Nova Era , Rio de Janeiro, 1989 - p. 184/185)


Nenhum comentário:

Postar um comentário