OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


terça-feira, 12 de novembro de 2013

AS CONDIÇÕES INTERNAS DA FELICIDADE (PARTE FINAL)

"(...) Se mantiver fechados os olhos da sua concentração, você não poderá ver o incandescente sol da felicidade no seu seio; mas não importa quão apertados estejam os olhos da sua atenção, permanece o fato de que os raios da felicidade estão sempre tentando penetrar pelas portas fechadas de sua mente. Abra as janelas da tranquilidade e você verá a irrupção súbita do sol brilhante da alegria no interior do seu próprio Eu.

Os alegres raios da alma podem ser percebidos quando você interioriza sua atenção. Você poderá ter estas percepções se treinar a sua mente para apreciar o belo cenário de pensamentos no reino invisível e intangível dentro de você. Não procure a felicidade apenas em roupas bonitas, casas limpas, jantares deliciosos, almofadas macias e objetos luxuosos. Eles aprisionarão sua felicidade atrás das grades da superficialidade externa. (...) 

Não deixe que os sentimentos o governem. Como pode ser feliz se está todo o tempo preocupado com as suas roupas ou outros pertences? Vista-se decentemente com roupas limpas e esqueça-se delas; limpe sua casa e esqueça-a. Quanto mais depender das condições externas para a sua felicidade, menos felicidade você experimentará.

Se você pensa que pode viver feliz esquecendo-se de Deus, está enganado, pois chorará na solidão, vezes sem conta, até compreender que Deus é tudo em tudo - a única realidade no Universo. Você foi feito à Sua imagem. Jamais encontrará felicidade duradoura em coisa alguma, porque nada é completo, exceto Deus.

A felicidade pura que eu encontro na comunhão com o Senhor não pode ser descrita com palavras. Dia e noite estou em estado de alegria. Essa alegria é Deus. Conhecê-Lo é realizar os ritos fúnebres de todas as suas tristezas. Ele não exige que você esteja estoico e melancólico. Esse não é o conceito correto de Deus, nem a maneira de agradá-Lo. Se você não for feliz, não será nem mesmo capaz de encontrá-Lo. (...) Quanto mais feliz você for, tanto maior a sua sintonia com Ele. Os que O conhecem estão sempre felizes, porque Deus é a própria alegria."

(Paramahansa Yogananda - Onde Existe Luz - Self-Realization Fellowship - p. 126/129)


Nenhum comentário:

Postar um comentário