OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


segunda-feira, 11 de novembro de 2013

A LEI DO CARMA

"À proporção que o homem cresce em conhecimento, cada vez compreende com mais acuidade que o mundo onde vive é regido por leis. Cada lei da Natureza, uma vez descoberta, torna a nossa vontade mais livre, embora à primeira vista pareça que tal descoberta venha limitar a ação. Também, como a ação é a resultante diagonal de uma série de forças de pensamento e sentimento de um mundo interior, a necessidade suprema do homem é compreender o seu mundo interior como expressão da lei e da ordem. A grande lei do Carma, ou Ação, que a Teosofia expõe, revela ao homem alguma coisa da constituição interior do seu ser e pouco a pouco o auxilia a dominar as circunstâncias em vez de ser delas escravo. (...)

A Lei do Carma é a enunciação da relação da causa com o efeito, que se estabelece quando o homem transforma a energia. Essa lei abrange não somente o universo visível e as suas forças como o faz a ciência, mas também esse universo mais vasto e invisível de forças, que é a verdadeira esfera da atividade humana. Do mesmo modo que, com um piscar de olho, o homem projeta no universo uma força que afeta o equilíbrio de todas as outras forças de nosso cosmos físico, assim também, com o vibrar de cada um de seus pensamentos e sentimentos, modifica o seu ajustamento no universo e do universo em si mesmo."

(C. Jinarajadasa - Fundamentos da Teosofia - Ed. Pensamento, São Paulo - p. 61/62)


Nenhum comentário:

Postar um comentário