OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


terça-feira, 15 de outubro de 2013

CORPO FÍSICO: VESTIMENTA TEMPORÁRIA DO HOMEM (ÚLTIMA PARTE)

"(...) Quando buscamos felicidade através dos prazeres deste mundo, sempre encontramos tanto dor quanto prazer, tanto aflição quanto alegria. Os opostos, os gêmeos branco e preto, sempre estão próximos. Mas deixe-os vir; os prazeres e as dores, as alegrias e as tristezas são parte do jogo (leela) Divino. Além deles, e a despeito deles, alcançaremos grande paz e alegria permanente uma vez que voltemos nossas faces na direção da luz e compreendamos que somos parte da Divina substância, o Atma, e que nossa real existência transcende o show de sombras no palco espaço temporal do mundo. 

Mas há alguma orientação especial e treinamento yogue que possa ajudar os homens a destruir o apego às seduções terrenas e se voltarem para a luz maior? Baba fala sempre dos três caminhos básicos para a iluminação. Demonstra que todos devem ser usados: karma (ação), jnana (conhecimento) e bhakti (devoção). 

Baba prossegue: 'Baseie sua ação no conhecimento, o conhecimento de que tudo é um. Que a ação seja regada com bhakti, isto é, humildade, amor, misericórdia e não-violência. Deixe que bhakti esteja cheio com o conhecimento, de outra forma será tão leve quanto um balão numa corrente de ar, ao sabor do vento. O conhecimento sozinho secará o coração; bhakti o amolece com simpatia, e karma dá às mãos algo para fazer, algo que santificará cada minuto a nós dado para viver.'(...)"

(Howard Murphet - Sai Baba O homem dos milagres - Ed. Nova Era, Rio de Janeiro, 2006 - p. 335/336)


Nenhum comentário:

Postar um comentário