OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


domingo, 14 de julho de 2013

O VERDADEIRO CASAMENTO LEVA À CONSCIÊNCIA UNIVERSAL

"(...) casamento espiritual significa se esforçar, ir além, transcender aquelas "cúpulas" externas que encontram a luz da alma; o corpo, as emoções, e a mente superficial inferior (a mente sensorial: denominada manas em sânscrito). Para atingir níveis mais profundos de compreensão, e afim de realmente conhecer uma outra pessoa, o egoísmo e o ego possessivo devem desaparecer, a razão e a especulação devem desaparecer.

Um escritor descreveu muito bem a "ponte" entre duas almas que se procuram: "Esta ponte invisível entre duas pessoas indicaria que elas estavam em perfeita harmonia  uma com a outra e que elas viviam em verdadeiro companheirismo. Esta situação só pode brotar em solo de respeito mútuo, admiração, apreço, lealdade, cortesia e desejo recíproco de partilhar o que cada um tem de melhor". Esta é a verdadeira amizade; este é o verdadeiro casamento, o casamento espiritual. "Ocorre então uma espécie de alquimia mágica [em que cada um], sem sacrificar o que há de singular em sua individualidade, põe-se em harmonia com o outro, de tal modo que parecem atuar como uma só pessoa."

Podemos perceber que isso vem ao encontro do que o Mestre disse: marido e mulher devem se ajudar a desenvolver as qualidades verdadeiramente espirituais. Quando isto é alcançado, homens e mulheres, esposos e esposas, se liberam - unindo-se primeiro um ao outro e, depois, imersos em Deus. Este é o propósito do casamento. Pela meditação e pelo altruísmo, aprofundando-se para se entenderem, o Uno que habita num deles encontra o Uno no outro - união de almas. Então, a expansão divina acontece automaticamente, com a realização de que o Uno em mim e o Uno presente no meu marido ou na minha esposa é o mesmo Uno presente em todas as vidas.

Esta é a consciência universal que os santos possuem. São Francisco, por exemplo, cantou "Irmãs Estrelas", "Irmão Sol", "Irmã Lua", "Irmãs Flores", "Irmãos Pássaros", "Irmã Chuva", "Irmão Lobo", "Irmã Morte". Unidos na consciência de Deus, não existe o que se denomina morte - tudo é Um. Nas palavras do Mestre, "Encontrando-Te dentro de mim, eu Te encontrarei fora de mim, em todas as pessoas e em todas as condições". 

Os ensinamentos do Mestre permitem-nos compreender o verdadeiro significado do casamento, seu verdadeiro objetivo, e também mostram como alcançá-lo. Repetindo aquelas suas simples palavras, "Faz algo neste mundo; ajuda os outros a se redimir". Pensem nisto. Não só para as suas bençãos pessoais, mas também para as bençãos de sua família. Seu exemplo modificará os outros, trazendo-os de volta às leis de Deus e ao próprio Deus. "  

(Irmão Anandamoy - O Casamento Espiritual - Self-Realization Fellowship - p. 52/55


Nenhum comentário:

Postar um comentário