OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


quinta-feira, 18 de julho de 2013

O VERDADEIRO AMOR SE MANTÉM IMUTÁVEL

"A Árvore da Criação está pendurada, com suas raízes no Céu (bijam maam sarva bhuthaanaam), pois se não estivesse, secaria por carência de sustento.* Elka é chamada aswatha ou "árvore do cavalo". O cavalo (aswa) na tradição hindu é o símbolo da intranquilidade, agitação e inquietude. A árvore banyan**, que é aswatha, tremula em cada folha ao mais tênue sopro da aragem. O significado interno do grande rito o Sacrifício do Cavalo ou aswamedha*** é a destruição da mente voluntariosa (igual a um aswa ou cavalo). 

A mãe dá comida ao filhinho usando de diversas táticas, mas, passado o tempo, graças à força do hábito criado pelo exercício diário, ele passa a comer por si mesmo. Diariamente ocupe sua mente com Deus e conserve-O lá, mesmo que seja por um curto tempo; faça-o pela manhã e à noite. Deus é tão misericordioso que dará dez passos em sua direção se você tiver a iniciativa de dar um somente na direção d'Ele.

O verdadeiro Amor só pode ser por Deus, mas não um outro amor qualquer. Hoje se tornou comum ver crianças amando os pais somente tanto quanto estes lhe sejam vantajosos. Mas, uma vez que os pais tenham envelhecido e se aposentado do serviço, seus conselhos são ignorados. Similarmente, o amor entre esposo e esposa, com a passagem do tempo, empalidece. O verdadeiro amor é tal que se mantém imutável, e este é o Amor para Deus. Acredite em você mesmo. Então você terá fé em Deus."****

* É a árvore sagrada para os hindus (ficus religiosa). É a árvore eterna da vida, cujas raízes estão no céu, isto é, na Divina Essência, no Brahaman impessoal. É também sagrada para os budistas. Diz Krishna no Bhagavad Gita: "Falam da eterna Aswatha que tem raízes para cima e galhos para baixo, cujas folhas são os Vedas. Quem a conhece, conhece os Vedas" (15:1). Diz ainda Krishna: "entre as árvores Eu Sou a Aswatha". Cristo igualmente fala: "Eu Sou a videira verdadeira" (João 15:1).
** Banyan - uma espécie de ficus, típica da Índia.
*** Aswamedha - O "sacrifício do cavalo". Era um ritual dos tempos védicos, realizado nos festivais comunitários da primavera; uma propiciação a Varuna, o rei dos Céus do qual se esperava fertilidade. 
**** "O homem que não tem fé em si mesmo é ateu" (Swami Vivekananda).

(Sathya Sai Baba - Sadhana O Caminho Interior - Ed. Nova Era, Rio de Janeiro - p. 75)


Nenhum comentário:

Postar um comentário