OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


sexta-feira, 19 de julho de 2013

MEMÓRIA CONSCIENTE, SUBCONSCIENTE E SUPERCONSCIENTE

"Enorme é o alcance da mente. Deus deu a você consciência de vigília, subconsciência e superconsciência. Sua mente consciente tem certas limitações; depois de alguns anos, começa a esquecer-se de muitas coisas. Mas o subconsciente tem uma capacidade maior de memorização; cada experiência e pensamento é armazenado no repositório da subconsciência. Sua mente consciente pode esquecer cada palavra que estou pronunciando, mas seu subconsciente está gravando todas elas. 

Por trás da mente subconsciente, está a mente superconsciente, que nunca se esquece de nada. A mente superconsciente grava tudo que você fez e cada pensamento seu. Na hora da morte, todos os pensamentos e experiências repassam como um relâmpago em sua mente, antes de você abandonar o corpo. As impressões mais fortes determinam o ambiente e os hábitos de sua próxima vida.

Na forma de ego, a consciência é onipresente dentro de você e, portanto, está presente em cada pensamento seu. Se puder expandi-la para além do ego, para a esfera da superconsciência, poderá observar, desse ângulo, os milhares de pensamentos que cruzam sua mente consciente. Os que desenvolveram a mente superconsciente podem lembrar-se de todos os pensamentos de uma vida, e de vidas anteriores também. Na memória divina nada é esquecido. Nossos pensamentos são reais e eternos, sempre presentes no éter. Todos os sons da Terra também estão gravados na mente superconsciente. Por isso, Jesus podia dizer: "Não se vendem dois pardais por um centavo? e nenhum deles cairá ao chão sem [o olhar de] vosso Pai."

Pense em um bilhão e quinhentos milhões de pessoas e nos doze mil pensamentos que cada uma tem por dia. Se sua consciência estiver ciente de todos esses pensamentos - muitos trilhões deles - então você tem Consciência Crística: onisciência, percepção consciente de tudo na criação.

Deus dá à pessoa uma barreira mental, de modo que ninguém mais possa conhecer os pensamentos dela. Você está sozinho com seus pensamentos, mesmo se estivesse entre muitas pessoas. Mesmo os que têm Consciência Crística não se intrometem nos pensamentos alheios, a não ser que tenham recebido de Deus a missão de guiar os outros, ou então, a pedido de seus discípulos, tomam essa liberdade para ajudá-los a aperfeiçoar seu sadhana."

(Paramahansa Yogananda - A Eterna Busca do Homem - Self-Realization Fellowship - p. 327/328)


Nenhum comentário:

Postar um comentário