OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


quarta-feira, 19 de junho de 2013

SARVA YOGA - O MELHOR SISTEMA DE YOGA (1ª PARTE - II)

" (...) As pessoas nas quais predomina o atributo sattva são inteligentes, harmoniosas, sábias, serenas, puras, Para elas, Jnana e Raja Yoga não são difíceis como o são para as outras. Os agitados e apaixonados indivíduos rajásicos se encontrarão mais à vontade na prática do Karma Yoga. Os tamásicos, com a ajuda principalmente da Hatha Yoga, adquirem mais energia para vencer a inércia, a ignorância e a apatia que tanto os retêm. Também com Hatha Yoga pessoas rajásicas (tensas e instáveis) podem acrescentar alguma dose de sattva a seu temperamento e à sua conduta, vindo a se tornar serenas, autocontroladas e mais felizes. 

A personalidade de uma pessoa não é suficientemente definida somente pela conjugação dos seis componentes acima citados. Ainda a influenciam consideravelmente um exame dos chamados vasanas e samskaras, isto é, tendência e impressões sutis depositadas nos níveis insondáveis da mente, pelos karmas (ações) ao longo de vidas e vidas. Dos abismos profundos da mente eles tecem intrincada contextura de tendências, inclinações, predisposições, vocações, talentos inatos, caracterizando assim um particular perfil personológico predisposto a este ou àquele sistema de Yoga. 

Convém aqui refletir também sobre o que dizem os textos tântricos (...), que classifica os aspirantes em três biotipos: (1) os pasubhava, animalescos, dados à liberalidade e libertinagem; (2) os virabhava, heróicos, aos quais são recomendadas a Bhaktie a Karma Yogas; e (3) os divabhavas, luminosos, áureos, capacitados para a Raja Yoga e Jnana Yoga. 

Quantos outros fatores ainda pesam na constituição de um indivíduo, desenhando sua personalidade, seu caráter: fatores sociais, étnicos, astrológicos, culturais... Sei lá! Cada ser humano é uma incógnita. Como definir qual o sistema de Yoga mais apropriado a alguém? (...)"

(José Hermógenes - Iniciação ao Yoga - Ed. Nova Era, Rio de Janeiro - p. 136/137)


Nenhum comentário:

Postar um comentário