OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


domingo, 16 de junho de 2013

CARMA, LEI CÓSMICA (2ª PARTE)

" (...) Se nos animarmos a só fazer o bem e a repararmos o mal, inutilizaremos o mau Carma. Seja o caso de termos feito mal ao próximo. Em lugar de ficarmos passivamente à espera do sofrimento ou do castigo e pormo-nos a mentalizá-los, com o que os atrairemos com mais facilidade, é muito mais útil e realista procurarmos abrogar esse sofrimento, fazendo o bem a quem prejudicamos, ou a outras pessoas, na impossibilidade de o fazer diretamente àquela. 

Buscar voluntariamente o sofrimento para esgotar o Carma, é o menos desejável das atitudes, pois existem outras maneiras mais construtivas de redimir o mal praticado. Menos razoável, ainda, é deixarmos propositalmente o próximo sofrer, ou procurarmos prolongar nossos sofrimentos, com a intenção de vermos esgotar-se o Carma, desta forma. Poder aliviar o sofrimento do próximo e não fazê-lo é criar modalidade especial de Carma: o carma da ocasião perdida. Com efeito, o fato de estarmos em condições de aliviar o sofrimento do próximo, pode ser indicação de que sejamos o agente escolhido para pormos fim a esse sofrimento. Não o fazermos é perdermos uma ocasião de servir. 

Ao sofrermos, estamos a colher consequências do mal praticado nesta vida, ou em outras anteriores. Mas, se tivermos meios de interferir em nosso próprio sofrimento e deixarmos de agir nesse sentido, criamos o carma da inação. Não estamos em situação de saber quanto de sofrimento nos cabe e quando deve ele ter fim. Devemos, por isto, agir de acordo com o bom senso e refletirmos, também, que Deus é Amor e embora consinta que soframos, para nosso bem e para nossa evolução, o sofrimento de Seus filhos não constitui prazer para Ele. 

Nascemos para desempenhar um papel no trabalho divino, o qual se realiza neste mundo físico e nos planos espirituais. Carma significa ação. Não devemos nos deixar arrastar passivamente pela onda evolutiva, assim como devemos reagir ante o sofrimento, como ante todos os obstáculos da vida, pois fomos criados para agir. 

Não há necessidade de buscar o sofrimento - ele virá a seu tempo. E, quando chegar, e não o pudermos evitar ou minorar, tomemos atitude resignada e mesmo de alegre conformismo. Aos que nos perguntarem, então, como vamos passando, respondamos segundo o conselho do eminente instrutor: - "Graças a Deus, vou muito mal", porque o sofrimento está nos purificando e propiciando nossa evolução. Quem se revolta ou maldiz ao Criador, como os fazem os ignorantes das leis divinas, cria novos sofrimentos para o futuro, pois o ressentimento gera desgostos. (...)"

(Alberto Lyra - O Ensino dos Mahatmas - IBRASA, São Paulo - p. 207/209)


Nenhum comentário:

Postar um comentário