OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


quarta-feira, 15 de maio de 2013

LAYA YOGA - LAYA, HATHA, TANTRA E KUNDALINI (4ª PARTE)

"Estes sistemas de Yoga, tendo base na energia vital da natureza (Shakti), se completam, se fundem e se identificam.

"O homem é feito à imagem e semelhança de Deus."  Esta é uma outra forma de expressar o preceito hermético - O que está em cima é igual ao que está embaixo -  que se deve entender como: o microcosmo (o homem) reproduz o macrocosmo (o Todo). O Espírito Universal (Shiva) e a Energia Universal (Shakti), que constituem o macrocosmo, também se encontram no homem, no microcosmo. 

O Supremo Senhor (Shiva) tem seu trono e domicílio num etéreo centro de força  no alto da cabeça, chakra sahasrara, também denominado lótus de mil pétalas. Shakti, sua consorte ou Kundalini, a energia que mantém e anima tanto o universo quanto o ser humano, está dormindo, em latência, num centro localizado na extremidade inferior da medula, no chakra muladhara. Laya Yoga, segundo a interpretação tântrica, consiste em despertar a energia kundalini, fazê-la subir através do naddi (conduto sutil) sushumna que corre por dentro da medula espinhal, atingindo e ativando sucessivos chakras, até que, chegando ao sahasrara se une com seu divino cônjuge, o Vidente Eterno (Shiva), eclodindo então jubilosamente o enlace nupcial do que resulta a libertação ou mukti.

Em outro livro meu, Autoperfeição com Hatha Yoga, trato de chakras e naddis com relativo desenvolvimento, mas não o bastante para orientar a prática de quem quer que seja, pois a maioria das técnicas somatopsíquicas para a purificação dos naddis e ativação dos chakras são, não somente estranhas à nossa cultura, mas difíceis e mesmo arriscadas, exigindo a assistência de um guru genuíno, de um mestre realizado, hoje raro encontrar mesmo no Índia. Aqui é bom lembrar que tais sadhanas são contraindicados aos que vivem na kali yuga. (...)"

(José Hermógenes - Iniciação ao Yoga - Ed. Nova Era, Rio de Janeiro - p. 118)


Nenhum comentário:

Postar um comentário