OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


terça-feira, 7 de maio de 2013

HATHA YOGA - HATHA VIDYA (5ª PARTE)

" (...) A palavra Hatha é formada por ha, significando o sol e tha, a lua; ha é o pólo positivo e tha, o negativo. Vidya significa ciência, sabedoria. Hatha vidya é portanto a ciência das polaridades da bioenergia ou alento vital, aquela energia que mantém o corpo sadio e vivo. A energia solar ou positiva (ha) penetra-nos com a inspiração através da narina direita; e a lunar ou negativa (tha), pela esquerda.

O elemento de maior importância de Hatha Yoga evidentemente é o prana (a bioenergia ou alento vital), que absorvemos principalmente por via respiratória. A ciência médica de hoje ainda vê a respiração como um fenômeno exclusivamente bioquímico. É muito pouco. A respiração, além de sua já tão conhecida função fisiológica e bioquímica, segundo o Yoga clássico, é também um fenômeno energético e psíquico. É o que as velhas escrituras ensinam.

As duas correntes energéticas - ha e tha - se manifestam em nível fisiológico, respectivamente, nos impulsos nervosos ortossimpático (ha, estimulante) e vagossimpático (tha, frenador), no anabolismo-catabolismo, na acidez-alcalinidade, e na fisiologia em geral como "hiper" ou "hipo" funções (hipertensão-hipotensão, hipertonia-hipotonia, hipertermia-hipotermia...) etc. Quando predomina o equilíbrio (hatha), isto é, quando não ocorre predominância seja de ha, seja de tha nos diferentes aspectos fisiológicos, reina a saúde orgânica. Quando não, a doença. A saúde pode ser definida como eutimia, euforia, euritmia, eutonia, eutermia. A doença, por distimia, disforia, disritmia, distonia, distermia. A prática de Hatha Yoga se propõe a substituir "dis" por "eu". Quando ha ou tha predomina, acontece o "dis". O equilíbrio hatha restabelece o "eu".

Como pode voar bem um pássaro de asas assimétricas?! (...)"

(José Hermógenes - Iniciação ao Yoga - Ed. Nova Era, Rio de Janeiro - p. 66/67)


Nenhum comentário:

Postar um comentário