OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


domingo, 5 de maio de 2013

DEUS RESIDE NO CORAÇÃO DE TODOS OS SERES

"Os antigos abriram uma Estrada Real para o cultivo do Espírito, para o atingimento da Verdade, tendo aquela como instrumento. 

Por que vagar em detritos espinhentos e lamacentas vielas? Pratiquem o sadhana (disciplina espiritual), que inclui a repetição de um mantra (japam) e meditação (dhyanam), conforme são recomendados. Sobre isso, aprendam tudo que ensinam os Pundits (pessoas altamente instruídas) e aprendam de outros que tenham a experiência. Pratiquem Puja (ritual de adoração), usando flores; e façam japam, usando rosário (malas) etc. Mas tudo isso é válido somente até vocês estarem prontas para realizações mais elevadas. Devem ofertar a planta, não as flores que esta produz, isto gratifica a planta, não vocês. O Senhor quer que vocês ofereçam o lótus que floresce no lago do coração, o fruto que amadurece na árvore de sua existência terrena, não o lótus e o fruto que se podem comprar no mercado! É possível que indaguem: "Onde podemos encontrar o Senhor?" Ele deu seu endereço no versículo 16 do capítulo 18 da Bhagavad Gita: "Oh, Arjuna, o Senhor reside no coração de todos os seres." Agora, depois de informados sobre isso, como poderão desmerecer qualquer ser vivo, ou como podem manifestar ódio ou se divertirem ridicularizando algum deles? Cada indivíduo é preenchido com a Divina Presença. Amor, honra, amizade é o que cada um merece de vocês. Devem dar tudo isso plenamente.

A Graça do Senhor não é alcançada por apenas uma porçãozinha de pretenso vairagya (desapego) ou somente um grão de viveka (discernimento). Adquiram o saber, e ajam. Apercebam-se e experienciem. Tal é o caminho árduo. Rendam-se à Sua Vontade."

(Sathya Sai Baba - Sadhana O Caminho Interior - Ed. Nova Era, Rio de Janeiro - p. 38/39) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário