OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


sábado, 4 de maio de 2013

A PROVIDÊNCIA DE DEUS E A PREVIDÊNCIA DOS HOMENS

"Continuava a caravana apostólica a percorrer as terras da Palestina. Apreensivos e um tanto desalentados olhavam os discípulos para o futuro. Que fim levaria aquele interminável jornadear?... Que era o reino de Deus de que tantas vezes falava o Mestre?... Qual a posição deles neste reino?... E que seria das suas famílias, que tinham abandonado?
Num daqueles dias, em plena viagem, sentou-se Jesus com seus companheiros à sombra de uma árvore...
Por entre a verde ramaria, cantava um passarinho, ledo e despreocupado, como se fosse dono do mundo inteiro. Maís além, na várzea, meio à sombra, meio ao sol, floriam uns lírios silvestres, cor de fogo.
Reinava grande calmaria naquele dia de verão. 
Jesus entreouvia o murmúrio queixoso dos discípulos. Deixou-os falar a meia voz por algum tempo.
Depois interveio e, em tom suave e firme, lhes disse: 
- Não vos dê cuidados a vida, o que haveis de comer; nem o corpo, o que haveis de vestir...
Silêncio profundo... 
Então olhou Jesus para o emplumado cantorzinho da alegria, e prosseguiu:
- Considerai as aves do céu! Não semeiam, nem ceifam, não têm nem despensa nem celeiros - Deus é que lhes dá de comer. Ora, não valei vós muito mais que as aves? Quem de vós pode, com todos os seus cuidados, prolongar a sua vida por um palmo sequer? Se, pois, não sois capazes de coisa tão pequenina, por que vos dais cuidados do mais?...
Envergonhados, os discípulos baixaram os olhos. Até uma avezinha do mato lhos devia servir de exemplo da fé e confiança na amorosa providência do Pai celeste!...
Em seguida, apontando para uns lírios purpúreos, que banhavam-se à luz do sol, continuou:
- Olhai os lírios do campo, como crescem! Não trabalham, nem fiam; e, no entanto, vos digo eu que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu jamais como um deles.
Que são as mais perfeitas obras de arte fabricadas por mãos humanas, comparadas com as obras-primas da natureza, com as maravilhas do Creador!
Os discípulos meditavam, em profundo recolhimento...
E no meio deste grande silêncio lançou Jesus a conclusão final:
- Se, portanto, Deus veste assim a erva que hoje está no campo, e amanhã será lançada ao forno, quanto mais fará a vós, homens de pouca fé! Não pergunteis, portanto, o que haveis de comer, o que haveis de beber, e o que haveis de vestir; nem vos inquieteis. Os mundanos é que se entregam a esses cuidados. Vosso Pai bem sabe que disto haveis mister. Procurai, pois, em primeiro lugar, o reino de Deus e a sua harmonia - e tudo aquilo vos será dado de acréscimo."

(Huberto Rohden - Jesus Nazareno - Ed. Martin Claret, São Paulo - p. 261/262)


Nenhum comentário:

Postar um comentário