OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


domingo, 14 de abril de 2013

OS VÁRIOS CAMINHOS

"Você pode chegar a uma dada cidade por diversos caminhos e utilizando diferentes meios de transporte. O objetivo que você escolhe para alcançar é denominado sadhya. O método ou caminho adequado para chegar lá é chamado sadhana. Se você, depois de optar pelo sadhya e pelo sadhana, se engaja no caminho querendo chegar, se transformou num sadhaka.

Qual é o sadhya a ser conquistado ou alcançado, em Yoga? Embora sendo o mesmo, pode ser expresso por diversos modos. Eis alguns: união-fusão do jivatman em Paramatman; iluminação; transmutação do homem (manava) em Deus (Madhava); mukti ou moksha ou libertação da "roda dos renascimentos" (samsara)...

E o sadhana ou método prático, qual é? São diversos. Neste manual de iniciação procuraremos explicar os seguintes: (a) Raja Yoga, onde se trabalha sobre a mente; (b) Kriya Yoga, um método iminentemente prático e acessível; (c) Hatha Yoga, ação disciplinadora e corretiva sobre todo sistema humano, principalmente sobre o veículo físico; (d) Karma Yoga ou Yoga da prestação do serviço com a renúncia sobre os frutos do agir; (e) Bhakti Yoga, o aprimoramento da devoção; (f) Mantra Yoga, o método das palavras de poder; (g) Jnana Yoga, a supressão da ignorância e a conquista da sabedoria; (h) Laya Yoga, a extinção do ego; (i) Tantra Yoga, o caminho da "mão direita", ensinada pelas escrituras tântricas; (j) Sarva Yoga, a ação sinérgica de todas as modalidades. (...)

E quem é o sadhaka, isto é, o caminhante? Você. Se já escolheu o objetivo (sadhya) e o método (sadhana) que o levará até lá, mobilize-se com os "cinco dd" (decisão, dedicação, discernimento, devoção e disciplina); entregue ao Senhor dos Yoguis (Ishvara) e comece a caminhar firme e convicto de que vai alcançar. Ninguém pode caminhar por você.

Outras pessoas podem remover a dor causada por uma pesada carga sobre sua cabeça, mas a dor causada pela fome não pode ser removida a não ser por você. A natureza da Realidade Una deve ser conhecida por sua própria percepção espiritual e não através das palavras de um homem erudito. A forma da lua deve ser vista por seus próprios olhos. Como pode ser vista pelos olhos de outrem? Quem a não ser você é capaz de libertar-se da servidão gerada pela ignorância (avidya), pela paixão erótica (kama) e pela ação interesseira mesmo em milhões de kalpas? (Sankaracharya: in Viveka-Chudamani)."

(José Hermógenes - Iniciação ao Yoga - Ed. Nova Era, Rio de Janeiro - p. 35/36)


Nenhum comentário:

Postar um comentário