OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


sábado, 13 de abril de 2013

O CAMINHO E O CAMINHAR

"Yoga é o Sanatha Dharma em ação e é por isto que não se contrapõe a qualquer religião, nem qualquer verdadeira religião, compreendida "em espírito e verdade", em sua grandeza e profundidade essenciais, pode impugná-lo. Yoga é o processo de vencer distância e fragmentação, um método de iluminar, harmonizar, e "amorizar" a existência, um meio eficiente para levar a alma à plenificação de suas infinitas potencialidades, de salvá-la da dança inquietante dos opostos da existência, finalmente é uma reeducação do tigre "cabritificado", restituindo-lhe sua esplendorosa "tigritude" e do herdeiro do trono que se conhecia tão somente como pobre e ignorante camponês. Yoga é o que transubstancia o pântano em nuvem.

A meta suprema a ser conquistada em cada religião é sempre a mesma: unir a alma a Deus ou Àquilo que é cultuado como Deus. Que é Yoga senão exatamente tal união?!

A importância que Patanjali atribui ao desempenho ético do aspirante, em seu método de oito (asta) componentes (anga) ou Astanga Yoga, se evidencia no fato de os dois primeiros componentes serem yamas (abstinências, comportamentos a evitar) e niyamas (observâncias, comportamentos a cumprir). O mandamento que encerra a lista dos niyamas é ishvarapranidhana (Ishvara é Deus; pranidhana, entrega, submissão, rendição...). Sai Baba usa outro vocábulo para o mesmo preceito - saranagathi. Esta entrega irrestrita a Deus, por si só, é bastante para atingir a meta, o samadhi, o ponto culminante de todo método disciplinar (sadhana), ensinado por Patanjali. Se a entrega chegar a ser total, aquele que se entrega vence seu inimigo maior, isto é seu falso ego pessoal, com suas normais limitações, condicionamentos, fragilidades, conflitos, desiquilíbrios e doenças."

(José Hermógenes - Iniciação ao Yoga - Ed. Nova Era, Rio de Janeiro - p. 27/28)


Nenhum comentário:

Postar um comentário