OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


sexta-feira, 26 de abril de 2013

KRIYA YOGA - YOGA PRELIMINAR (2ª PARTE)

"Uma vez, numa reunião social na cidade de São Paulo, reencontrei uma senhora da sociedade, antiga companheira de viagem pela Índia. Vestia-se no rigor da moda. Numa das mãos tinha um fumacento king-size e na outra, agitava esnobe, negligente, sonora e alienadamente um aloirado on the rocks. Indaguei se ainda estava praticando Hatha Yoga. Respondeu-me com soberba: "Deixei a Hatha Yoga. Agora estou 'ensinando' (?!) Raja Yoga." Fiquei perplexo com tão exuberante e alcandorada ignorância. 

Uma pessoa inteligente, que tenha lido pelo menos algum resumo ou comentário sobre o Yoga Sutra, verá que sua proposta, verdadeiramente austera, é inviável a indivíduos normais em convivência comum com a sociedade a até mesmo - ouso dizer - a muitos dos que já vêm se dedicando à vida espiritual. Diria que praticar Astanga Yoga é como caminhar sobre o fio de uma navalha, usando a conhecida expressão dos Uppanishads. O método de Patanjali é um caminho estreito, como aquele mencionado por Jesus. Diria mesmo, estreitíssimo. Sem exagero, é impraticável a quem tenha deveres com a família, a sociedade, a profissão, até a quem falta, ainda que somente um pouco, aprimorar-se, e até mesmo santificar-se. É Yoga para quem pode e não para quem gostaria e se aventura. 

A conquista do samadhi ou o transe iluminativo, culminância da Raja Yoga, no entanto, graças à compaixão dos Mestres, não está vedada nem fora do alcance daquele que costumamos chamar "cidadão comum". Mas é preciso que já tenha feito uma decidida metanoia  isto é, uma opção radical pela união com o Ser, que sincera e definitivamente aspire pela libertação. Para esses, Patanjali propõe uma solução prática e muito acessível que democratiza o samadhi. Tal solução ele denomina Kriya Yoga. 

Antes de enfrentar as dificuldades do cálculo integral, a criança tem que aprender bem a tabuada. Não é? Kriya Yoga é a tabuada.

Não impõe nem propõe drásticas mudanças e renúncias radicais. Mas, embora sendo um Yoga preliminar, não deixa de ser também para eliminar. Com isto estou querendo dizer que, sendo uma disciplina amena, aquele que nela não se der bem evidencia sua incapacidade para um caminho mais austero e árduo igual à Raja Yoga. É um processo prático, daí o nome de Kriya. Seus componentes fazem parte do cotidiano, no entanto podem eliminar aqueles que não tiverem um mínimo de decisão, dedicação, devoção, discriminação e disciplina. Quem ainda se sente incapaz para cumprir o programa da Kriya Yoga deve esquecer de vez a Raja Yoga. Cabe lembrar a voz do povo a dizer: quem não pode com o pote não pegue na rodilha. (...)"

(José Hermógenes - Iniciação ao Yoga - Ed. Nova Era, Rio de Janeiro - p. 50/51)


Nenhum comentário:

Postar um comentário