OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

TOMEM REFÚGIO EM DEUS

"DEUS É A ÁRVORE dos desejos. Tudo que o homem pedir, Ele lhe concederá. Mas, tal é o jogo de maya, que o homem não quer encontrar o oceano de felicidade de Deus. Em vez disso, arrastado pelo turbilhão das coisas mundanas, ele se sufoca e pensa que é feliz. Finalmente, depara-se com os sofrimentos do mundo e sente que sua vida foi em vão. Vocês estão sentados sob a árvore dos desejos. Peçam para se tornarem divinos e serão divinos. Peçam para se tornarem brutos e brutos se tornarão.

No reino de maya existe vidya (o que conduz o homem a Deus) e avidya (o que o afasta de Deus). Vidya é discernimento espiritual e renúncia. Procurar refúgio em vidya é o mesmo que procurá-lo em Deus, enquanto avidya, feita de luxúria, ira, ambição, egoísmo, apego e inveja, arrasta o homem ao nível de um bruto. Se cultivarem o discernimento e a renúncia, avidya será destruída. Se se renderem a ela, Deus permanecerá afastado e o sofrimento será sua sina. Vidya e avidya coexistem e o homem tem o poder de escolher uma ou outra. Dependendo da natureza da escolha, sua vida será um êxito ou um fracasso e ele colherá os frutos dessa opção. 

Por que culpar Deus pelos sofrimentos? Dominado pelas paixões do momento, o homem nunca se detém para discernir, e o sofrimento que se segue acaba sendo criado por ele mesmo. Coloquem a mão no fogo e ela será queimada. Será culpa do fogo? Sri Ramakrishna costumava dizer: "O lampião ilumina todos. Sob sua luz uma pessoa pode ser as escrituras sagradas e outra falsificar um cheque. Será isso culpa do lampião?"

(Swami Prabhavananda e Swami Vijoyananda - O Eterno Companheiro - Ed. Vedanta, São Paulo - p. 279)


Nenhum comentário:

Postar um comentário