OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

AUSÊNCIA DE DESEJOS - PARTE III


"(§28) Outro desejo comum que deves reprimir severamente é o de te intrometeres nos assuntos alheios. O que outro homem faz, diz ou crê não é de tua conta e deves aprender a deixá-lo absolutamente entregue a si próprio. Ele tem pleno direito à liberdade de pensamento, palavra e ação, enquanto não se intrometer com outrem. Tu mesmo reclamas a liberdade de fazer o que consideras apropriado; deves permitir a mesma liberdade ao outro, e quando ele a exerce não tens o direito de falar a seu respeito.

(§29) Se pensas que ele está agindo errado, e puderes encontrar uma oportunidade de dizer-lhe em particular e muito polidamente por que assim pensas, é possível que consigas convencê-lo; mas há muitos casos nos quais mesmo isso seria uma intromissão imprópria. De modo algum deves maldizer com uma terceira pessoa sobre o assunto, pois esta é uma ação extremamente perversa.

(§30) Se observares um caso de crueldade com uma criança ou um animal, é teu dever intervir. Se observares alguém desobedecendo as leis do país, deves informar as autoridades. Se outra pessoa te encarregar de ensiná-la, pode tornar-se teu dever falar-lhe gentilmente de suas faltas. Exceto em tais casos, cuida de teus assuntos e aprende a virtude do silêncio."

(Krishnamurt - Aos Pés do Mestre - Ed. Teosófica, Brasília)


Nenhum comentário:

Postar um comentário