OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


domingo, 10 de fevereiro de 2013

A DIVINA ARTE DE FAZER AMIGOS

"A amizade é a mais elevada expressão humana do desejo de Deus de mostrar Seu amor pelo homem. Tendo os pais como instrumentos, Deus cobre um bebê de carinho; o sentimento que eles têm pelo recém nascido é inato, pois o Criador determinou que nossos pais não consigam deixar de amar-nos. Mas a amizade vem como expressão livre e imparcial do amor de Deus.

Dois estranhos se encontram e, por escolha instantânea de seus corações, desejam ajudar-se mutuamente. Já analisou como isso acontece? O desejo expontâneo e recíproco de serem amigos vem diretamente da lei divina de atração; atos de amizade recíproca entre duas almas, que vêm de vidas passadas, gradualmente criam um vínculo cármico que irresistivelmente as atrai uma para a outra, nesta vida. 

Enquanto não for contaminado pelo egoísmo ou pela atração pelo sexo oposto, esse impulso é puro. Porém, frequentemente, é maculado. A amizade cresce na árvore dos sentimentos mais íntimos, mas é profanado pelos desejos prejudiciais e ações egoístas. Se você puser o fertilizante errado nas raízes de uma árvore, seu fruto será mirrado; e se alimentar a árvore do sentimento humano com a emoção do egoísmo, seus motivos indignos estragarão o fruto da amizade. Interessar-se por alguém, só porque é rico ou influente e lhe pode ser útil, não é amizade. E sentir atração por alguém, principalmente porque a pessoa tem um rosto bonito, também não é amizade. Quando o rosto perder sua sedução juvenil, a "amizade" se evaporará."

(Paramahansa Yogananda - A Eterna Busca do Homem - Self-Realization Fellowship - p. 154)


Nenhum comentário:

Postar um comentário