OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


domingo, 3 de fevereiro de 2013

A CONSCIÊNCIA DO EGO

"(...) o principal malefício prático que vem com a consciência do ego e seus seis defeitos é uma crescente compulsão da pessoa a esquecer o próprio Eu - a alma - e sua expressão, manifestação e exigências, e a tornar-se teimosamente inclinada a empenhar-se na busca das "necessidades" insaciáveis do ego.

Psicologicamente, a consciência do ego é uma transferência e o enxerto de uma falsa personalidade. É necessária compreender e arrancar a estaca da consciência do ego e suas diversas tendências, que bloqueiam a familiaridade como verdadeiro Eu. 

Sempre que se sentir irado, o iogue aspirante deve ter em mente: "Isto não sou eu!" Quando a posse de suas faculdades estiver sendo sobrepujada pela sensualidade ou pela cobiça, deve dizer a si próprio: "Isto não sou eu!" Quando o ódio tentar obscurecer sua verdadeira natureza, com a máscara de uma horrível emoção, ele deve, vigorosamente, dissociar-se disso: "Isto não sou eu!" Ele aprende a fechar as portas de sua consciência a todos os visitantes indesejáveis que buscam se alojar em seu interior. E quando esse devoto tiver sido usado ou abusado pelos outros e, ainda assim, sentir em seu interior um santo impulso do espírito de perdão e de amor, deve então afirmar pleno de convicção: "Isto sou eu! Esta é a minha verdadeira natureza. (...)"

(Paramahansa Yogananda - A Yoga do Bhagavad Gita - Self-Realization Fellowship - p. 51)


Nenhum comentário:

Postar um comentário