OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

SUPERAR A IRA PELA PAZ INTERIOR - II

“Quando estiver com raiva, fique calado. Sabendo que se trata de uma doença, como quando está pegando um resfriado, dispense-a com banhos quentes mentais que consistem em pensar naquelas pessoas em relação a quem você jamais poderia sentir raiva, não importa como se comportem. Se sua emoção for excessivamente violenta, tome um banho frio, ou ponha um pedaço de gelo sobre o bulbo raquiano; nas têmporas, imediatamente acima das orelhas; na testa, especialmente entre as sobrancelhas; e no topo da cabeça. (...)

A ira é um veneno para a paz e a tranquilidade. (...) Fique indiferente aos que parecem gostar de enraivecê-lo. Quando chega a raiva, ponha em funcionamento a máquina de sua tranqüilidade para fabricar os antídotos de paz, amor e perdão, que afastam a raiva. Pense no amor e raciocine que assim como você não quer que os outros fiquem com raiva de você, também não deseja que os outros sintam a sua raiva desprezível. (...)

Desenvolva a razão metafísica e destrua a raiva. Veja o agente da deflagração da ira como um filho de Deus. Pense nele como um irmãozinho de cinco anos que o pode ter apunhalado sem maldade. Você não deve sentir desejo de apunhalar de volta esse irmãozinho. Destrua a ira mentalmente dizendo: “Não envenenarei minha paz com a raiva; não perturbarei, com a ira, minha serenidade habitual geradora de alegria”.

Lembre-se que se permanecer interiormente tranquilo em todas as circunstâncias você poderá conquistar qualquer pessoa ou vencer qualquer obstáculo. A verdadeira calma significa que Deus está com você. Se você se tornar inquieto, irritará as pessoas e elas ficarão iradas com você. Então você será infeliz. (...)

Se alguém tentar colocá-lo em dificuldades, afirme ininterruptamente: “Sou paz, estou tranquilo”, e diga isso com intensidade. Não importa como os outros podem tentar abalá-lo, segure-se nessa paz. Então seus nervos ficarão tranquilos.

Se alguém pode enraivecê-lo, você ainda não atingiu a perfeita tranquilidade. Manter a calma não significa, porém, que você deve deixar que os outros o façam de capacho. Às vezes é necessário fazer as pessoas entenderem que você fala sério. Mas você é um filho de Deus e jamais deveria ficar irritado. Quanto mais você perder a paciência, mais tempo permanecerá na consciência mortal ilusória. se, entretanto, você permanece tranquilo interiormente, está demonstrando o equilíbrio de um verdadeiro filho de Deus.”

(Paramahansa Yogananda – Paz interior – Ed. Self-Realization Fellowship – p. 94/96)


Nenhum comentário:

Postar um comentário