OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

DEUS É TANTO LEI QUANTO AMOR


“Deus, embora seja todo-poderoso, não age de modo contrário à lei, ou de maneira arbitrária, apenas porque alguém ora. Ele deu independência ao homem e este faz o que lhe apraz. Perdoar as falhas humanas de modo que o homem continuasse com seu comportamento errado sem conseqüências significaria que Deus Se estivesse contradizendo – desconsiderando a lei de causa e efeito aplicada à lei da ação – e manejasse as vidas humanas não de acordo com as leis que Ele criou, mas, sim, de acordo com Seu capricho. Deus não se comove com a adulação nem com o louvor para alterar o curso de Suas leis imutáveis. Devemos, então, viver sem a intercessão da graça e de misericórdia de Deus e permanecer vítimas de nossas fragilidades humanas? Precisamos, então, de maneira inevitável, enfrentar os frutos de nossas ações, como se decorressem de uma predestinação ou do chamado destino?

Não! O Senhor é tanto lei quanto amor. O devoto que, com fé e devoção puras, busca o amor incondicional de Deus e que, também, ajusta suas ações para que estejam em harmonia com a lei divina, receberá, certamente, o contato purificador e amenizador de Deus.

O Poder Divino, por Sua própria vontade, quer auxiliá-lo; você não precisa persuadi-Lo. Você tem, entretanto, de usar a vontade para exigir coisas como filho Dele, e proceder como filho Dele.

[Os verdadeiros devotos] sabem que, mesmo que não sejam capazes de abandonar os maus hábitos, podem trazer Deus cada vez mais para perto, clamando por Ele sem cessar e contando com a presença Dele em todos os momentos, tanto para participar de suas vidas cotidianas quanto, também, para responder-lhes quando estiverem orando. Sabem que todas as coisas são possíveis a Deus e que a maior parte do entendimento é transcendente ao intelecto. Quando o devoto insistentemente exigir a atenção e a presença de Deus, visualizando-O amorosamente e crendo na onipresença Dele, então, de alguma forma, o Senhor Se revelará a esse devoto. Com o alvorecer da luz de Sua revelação, as trevas dos maus hábitos serão automaticamente expulsas para deixar ver a alma imaculada.”

(Paramahansa Yogananda – No Santuário da Alma – Self-Realization Fellowship – Ed. Lótus do Saber, Rio de Janeiro – p. 13/15)


Nenhum comentário:

Postar um comentário