OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


domingo, 9 de dezembro de 2012

A CONSCIÊNCIA CRÍSTICA UNIVERSAL

“A confusão entre “filho do homem” e “unigênito Filho de Deus” criou muito fanatismo na comunidade do “igrejismo”, que não compreende ou reconhece o elemento humano em Jesus – que ele era um homem, nascido em um corpo mortal, e que havia desenvolvido sua consciência para tornar-se um com o Próprio Deus. Era a consciência presente em Jesus – e não o seu corpo – que estava unida ao Filho unigênito, a Consciência Crística, o reflexo único de Deus-Pai na criação. Ao exortar as pessoas a crerem no Filho unigênito, Jesus se referia a essa Consciência Crística, plenamente manifestada nele próprio e em todos os mestres de realização divina ao longo das eras, e que está latente em cada alma. Jesus afirmou que todas as almas que levantem sua consciência material (consciência de Filho do homem) para o céu astral, unindo-se em seguida à Inteligência Crística unigênita presente em toda a criação, conhecerão a vida eterna.
Acaso esta passagem bíblica significa que todos os que não aceitem Jesus, ou não creiam nele como seu Salvador, serão condenados? Esse é um conceito dogmático de condenação. O que Jesus quis dizer foi que todo aquele que não se perceba como unido à Consciência Crística universal está condenado a viver e a pensar como um mortal em luta, limitado pelas fronteiras dos sentidos, pois terá essencialmente se dissociado do Princípio Eterno da vida.
 Jesus jamais se referiu à sua consciência de filho do homem ou a seu corpo como o único salvador através dos tempos. Abraão e muitos outros foram salvos antes mesmo do nascimento de Jesus. É um erro metafísico referir-se à pessoa histórica de Jesus como o único salvador. A Inteligência Crística é o redentor universal. Como reflexo único do Espírito Absoluto (o Pai) onipresente no mundo da relatividade, o Cristo Infinito é o único mediador ou elo entre Deus e a matéria, por meio do qual todos os indivíduos constituídos de matéria – independentemente das diferentes castas ou credos – precisam passar a fim de alcançar Deus. Todas as almas podem libertar sua consciência confinada à matéria e imergir na vastidão da Onipresença, sintonizando-se com a Consciência Crística.
Jesus disse: “Quando levantardes o filho do homem, então conhecereis quem Eu sou”. Ele estava ciente de que seu corpo físico permaneceria no plano terreno por pouco tempo. Assim, deixou claro àqueles para quem ele era o salvador que, quando seu corpo (filho do homem) tivesse partido da Terra, as pessoas ainda poderiam encontrar Deus e a salvação crendo no Filho de Deus unigênito e onipresente, e conhecendo-o. Jesus enfatizou que todo aquele que viesse a crer em seu espírito como o Cristo Infinito nele personificado descobriria o caminho para a vida eterna, por meio da ciência meditativa da ascensão interiorizada da consciência.”
 (Paramahansa Yogananda – A Yoga de Jesus – Ed. Self Realization Fellowship – p. 69/70)

Nenhum comentário:

Postar um comentário