OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


segunda-feira, 26 de novembro de 2012

BEM-AVENTURADOS OS QUE CHORAM, PORQUE ELES SERÃO CONSOLADOS


“Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados” (Mateus 5:4)

Referência paralela:

“Bem-aventurados vós, que agora chorais, porque haveis de rir” (Lucas 6:21)


“As agonias da tristeza sofridas pelas pessoas comuns derivam de lamentarem a perda do amor humano ou de posses materiais, ou resultam de frustrações de esperanças mundanas. Jesus não estava louvando essa condição mental negativa que eclipsa a felicidade psicológica e que é totalmente nociva à preservação da bem-aventurança espiritual adquirida por meio de árduos esforços na meditação. Ele falava da divina melancolia resultante do despertar da consciência de que se está separado de Deus, o que cria na alma uma insaciável anseio por unir-se novamente ao Amado Eterno. Aqueles que em verdade choram por Deus, que clamam dolorosa e incessantemente por Ele com um fervor cada vez maior na meditação encontrarão consolo na Sabedoria e Bem-aventurança reveladas por Deus.

Os filhos de Deus que são espiritualmente negligentes passam pelos penosos traumas da vida com ressentida resignação derrotista, em vez de buscarem efetivamente a Ajuda Divina. (...) Aqueles cuja tristeza espiritual se deixa abrandar por realizações materiais voltarão a lamentar-se quando tais frágeis seguranças lhes forem arrebatadas pelas compulsões da vida ou pela morte. Mas os que choram por Deus e pela Verdade, recusando-se a sossegar com qualquer outra dádiva menor, serão consolados para sempre nos braços da Divindade plena da Beatitude.

“Bem-aventurados vós que agora chorais pela realização divina, pois, com vosso anseio determinado, alcançareis êxito. Com a festividade da alegria sempre nova, encontrada na comunhão divina, havereis de rir e regozijar-vos por toda a eternidade!”

 (Paramahansa Yogananda – A Yoga de Jesus- p. 84/85)


Nenhum comentário:

Postar um comentário