OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


sábado, 16 de agosto de 2014

O DESAFIO DA VIDA (1ª PARTE)

"Um fato que temos que enfrentar é que, em cada nível, a vida apresenta-nos um desafio. Em um nível não humano, dos animais, pássaros, insetos e peixes, o desafio é de mera sobrevivência. O desafio é individual e coletivo. Para o indivíduo o problema é o de prolongar sua vida tanto quanto possível. Coletivamente é perpetuar a espécie a que o indivíduo pertence e competir com sucesso com outras formas de vida.

Um vasto projeto está em andamento através das forças da natureza no processo evolucionário, no qual o desafio ao indivíduo tem sua parte; há crescimento da perfeição em todos os níveis de vida. Esse projeto – esse drama – é realizado por eras incontáveis pelo que, na Índia, chama-se sarga e pralaya – os vastos ciclos de existência, que são como o dia e noite de Brahma. Conforme o indivíduo enfrenta seu desafio e vive durante seu particular período de tempo, e conforme as espécies operam seus destinos sobre a terra, a consciência penetra na matéria. Ela floresce pela experiência e revela-se de muitas maneiras diferentes. Manifesta-se cada vez mais nas formas evoluídas de vida e mostra novos poderes extraordinários; há um aumento de sensibilidade por meio do desenvolvimento do cérebro e do sistema nervoso. (...)

No nível humano, o desafio da vida é encontrado de muitas maneiras diferentes – pelo desenvolvimento dos poderes da mente, não meramente na consciência coletiva, mas na do indivíduo. Usando esses poderes que incluem todos os processos do pensamento racional – a capacidade para fazer inferências, relatar fatos e tirar conclusões baseadas em fatos – o homem domina o seu ambiente e torna possível a conquista de todas as outras espécies. Cada forma de vida está a sua mercê; e, conforme suas conveniências, para atender a seu conforto, o meio ambiente também é parcialmente modificado por ele.

Quando descobre o poder da mente, o poderoso mundo animal torna-se inadequado, deixando o homem em posição de exterminador de toda criatura na terra. Muitas espécies de animais desaparecerem porque o homem destruiu seu habitat. Ele muda o curso dos rios, nivela o terreno e cria montanhas, modificando seus arredores como lhe apraz. E o homem, após vencer todos seus inimigos e dominar a natureza, enfrenta um novo desafio. (...)"

(Radha Burnier - O desafio da vida - Revista Theosophia, Ano 103, Abril/Maio/Junho de 2014 - Pub. da Sociedade Teosófica no Brasil - p. 7/11)


Nenhum comentário:

Postar um comentário