OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


quarta-feira, 16 de abril de 2014

O PERIGO DOS DESEJOS INSATISFEITOS (PARTE FINAL)

"(...) Há dois modos de acabar com os desejos: satisfazendo-os ou compreendendo, seja por raciocínio e discernimento, seja pela sabedoria, que somente Deus pode dar (...). Em muitos casos, os desejos ocultam-se no subconsciente. Você pensa que acabaram, mas estão ali. A vida é realmente um grande mistério, mas o mistério acaba quando se disseca a vida com o bisturi da razão. Se, todos os dias, você se senta em silêncio por alguns momentos e analisar-se, descobrirá que tem muitos desejos insatisfeitos. São como germens perigosos que você carrega pela vida e que o acompanharão por onde for, nesta existência ou na próxima.   

Usando de discernimento, o melhor é acabar com todos os desejos perigosos nesta vida e concentar-se em satisfazer os bons. Caso você se sinta inclinado a cometer suicídio ou a fazer alguma maldade, livre-se desses desejos agora. Convença-se, usando o raciocínio e praticando boas ações, de que você é filho de Deus feito à imagem Dele, e eleve-se acima de estados de ânimo e hábitos corporais. Seja mais desapegado. Desse modo, você vencerá. Se sofre de doença crônica, procure separar-se, mentalmente, da consciência do corpo. Pelo discernimento, você pode dominar os sentidos. O discernimento é o fogo que incinera o desejo. 

Em muitas casas, costuma-se acumular no sótão toda a 'sucata' inútil e desnecessária e, de vez em quando, fazer uma boa faxina. Da mesma forma, ocultos no sótão de sua mente subconsciente, há muitos desejos potencialmente nocivos que, um dia, poderão causar grandes transtornos. Assim, é importante fazer uma autoanálise. Talvez você seja do tipo rancoroso, mal humorado, ou colérico. Se assim for, esses traços armazenados resultam de seu próprio comportamento passado. Para limpar o sótão mental dos móveis inúteis, você deve se empenhar em praticar ações construtivas, positivas, amorosas."

(Paramahansa Yogananda - A Eterna Busca do Homem - Self-Realization Fellowship - p. 123/124)


Nenhum comentário:

Postar um comentário