OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


quinta-feira, 5 de setembro de 2013

OS PERIGOS DA AMBIÇÃO (1ª PARTE)

"A ambição é um mal primário, mas em geral é considerada uma qualidade positiva. O homem ambicioso é admirado e seus superiores têm dele um bom conceito, porque faz o esforço necessário para obter uma promoção. Porém, do ponto de vista espiritual, a ambição é destrutiva e deve ser extirpada. Ela torna a pessoa insensível aos sentimentos e às necessidades dos outros. Toda a sua atenção está fixada no objetivo que deseja alcançar; essa concentração exclui tudo, até mesmo o sofrimento alheio. Por isso Mabel Collins aconselha, no livro Luz no Caminho (Ed. Teosófica): 'Mata a ambição.'

Embora compreendamos a natureza desse mal, não conseguimos reconhecê-lo em nós mesmos. Mas é verdade que as faltas que notamos nos outros provavelmente estão presentes, pelo menos em germe, em nós mesmos. 

O livro Luz no Caminho cita a ambição como 'a primeira maldição', e adverte que ela assume formas sutis no caminho oculto. Comumente pensamos que destruímos a ambição em nós mesmos, mas ela pode reaparecer com novas roupagens, pois podemos ambicionar muito, mesmo quando estamos trilhando o caminho espiritual. Podemos não nos preocupar com o elogio da 'massa ignara' descartando-o como algo sem valor, mas é bem provável que sejamos sutilmente presunçosos, embora pareçamos não nos preocupar com a apreciação dos outros. Podemos ainda estar imbuídos de vaidade e orgulhosos de nossas supostas habilidades e de nosso valor no caminho espiritual. 

Podemos, também, desejar estar à frente de outros que são devotados ao mesmo mestre, ou sentir que de algum modo demos um passo que eles não deram. Mesmo que os outros não saibam que demos um passo, o fato de pensarmos que demos é suficiente para que nos sintamos superiores e satisfeitos. Isso pode ser tão sutil que, a não ser que estejamos muito atentos a nossos pensamentos, sentimentos e motivações, será impossível evitá-lo. Podemos continuar meditando sobre a virtude da humildade que supostamente queremos possuir, e ao mesmo tempo estarmos repletos desse egoismo tão profundamente enraizado em todos nós. (...)"

(N. Sri Ram - Revista Sophia n° 37 - Ed. Teosófica, Brasília - p - 24)


Nenhum comentário:

Postar um comentário