OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


terça-feira, 6 de agosto de 2013

BUSCANDO A VERDADE (PARTE FINAL)

"(...) A literatura teosófica e outras literaturas espirituais oferecem sugestões que podem levar ao despertar do nosso eu interior e a descobrir que não apenas temos uma alma, mas que somos essa alma. Essas sugestões não são uma série de fatos, a serem aprendidos. Não são instruções para o estabelecimento de um laboratório científico no qual possamos provar a nós mesmos e aos outros a verdade ou a falsidade a respeito do eu interno. Em vez disso, as sugestões são diretrizes para se viver de tal maneira que verdadeiramente nos ternemos o laboratório científico. 

Bem no coração desse modo de vida que leva a um certo conhecimento estão dois princípios essenciais: 1. Uma busca implacável pela Verdade; 2. Compaixão.

A primeira, a busca implacável pela Verdade, está implícita no lema da Sociedade Teosófica: 'Não há Religião Superior à Verdade'. Mas o que é a Verdade? Quando Pilatos fez essa pergunta, Jesus não respondeu. Ele permaneceu em silêncio talvez porque embora as ideias, teorias e opiniões possam ser expressadas em palavras, a Verdade não pode sê-lo.

Compaixão é amor impessoal, é uma resposta que surge de uma realização de nossa unidade mais profunda. Enquanto a busca unicamente por conhecimento pode levar ao egoismo, a busca pela Verdade última leva em direção à realização da unidade, e a resposta a essa realização é a compaixão universal.

Esses dois princípios - a busca incansável pela Verdade e a compaixão - são a marca registrada do verdadeiro teosofista e levam ao despertar do eu interno, a uma vida altruísta, e à 'regeneração da Fraternidade prática'. Levam a esses resultados, isto é, se nosso motivo for impessoal e sem qualquer pensamento sobre o eu."

(Ed Abdill - Revista TheoSophia Abril/Maio/Junho de 2010 - Pub. Sociedade Teosófica no Brasil - p. 50/51)


Nenhum comentário:

Postar um comentário