OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


domingo, 4 de agosto de 2013

BUSCANDO A VERDADE (1ª PARTE)

"Devemos descobrir a Verdade dentro de nós mesmos, Ela deve resultar de nossa experiência e não de nossa crença.

Experienciar a Verdade é compreender um princípio. Essa compreensão nos chega num lampejo súbito, infinito. Um minuto e não entendemos, e no minuto seguinte entendemos. Não existe tempo mensurável entre saber e não saber. Quando tal insight ilumina a mente, a crença é substituída pela compreensão. O resultado desse lampejo intuitivo é uma experiência de integração, totalidade, paz, e em alguns casos até mesmo bem-aventurança. Por um momento infinito, podemos dizer que nossa mente tornou-se una com a Mente Universal, com a própria Verdade. Conhecedor e conhecido tornaram-se um e não há mais eu e a verdade, mas apenas Verdade. 

Dizer que a Verdade deve ser experienciada não é dizer que o conhecimento intelectual não seja importante. Existem muitos fatos críticos importantes que devemos aprender, tais como o endereço de nossa casa, o número de quilômetros entre nossa cidade e aquela que vamos visitar, ou onde guardamos nosso casaco. Existem, porém, outros tipos de conhecimento que adquirimos somente por meio da experiência. Por exemplo, podemos ler livros sobre como andar de bicicleta, mas jamais seremos capazes de verdadeiramente fazê-lo, a não ser que peguemos uma bicicleta e aprendamos a manejá-la por meio da tentativa e erro. Contudo, acreditar em algo simplesmente porque alguém nos disse é muito semelhante a ler livros ou andar de bicicleta, lembrando o que foi dito, e pensando que sabemos andar de bicicleta. 

Não estamos livres dos séculos durante os quais a humanidade foi condicionada a confiar numa autoridade em vez de descobrir por si mesma. Nós, também, tendemos a acreditar naquilo que nos dizem aquelas pessoas a quem admiramos, ou aquelas que parecem saber o que seja a verdade. Também frequentemente confiamos em alguma autoridade. (...)"

(Ed Abdill - Revista TheoSophia Abril/Maio/Junho de 2010 - Pub. Sociedade Teosófica no Brasil - p. 49)


Nenhum comentário:

Postar um comentário